Conferência sobre Inovação em Automação na Construção (CIAC2019)

O CDRSP participou na Conferência sobre Inovação em Automação na Construção (CIAC2019), em Leiria, que decorreu nos dias 7 e 8 de Novembro de 2019.

Evaluation of the gluing process of maritime pine wood veneers for application in overmolding

Tomás Archer de Carvalho – CDRSP, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Florindo Gaspar, Artur Mateus – CDRSP, ESTG, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Sandra Monteiro – ISISE – Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering, Department of Civil Engineering, University of Coimbra, Portugal

Joana Campos – SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, Sertã, Portugal

O processo de colagem de folha de madeira é uma etapa crucial para o uso de madeira como revestimento de peças plásticas injetadas, através do processo de overmolding. Com base em estudos publicados sobre colagem de madeira de pinho na produção de painéis de madeira laminada, foi selecionada uma cola de fenol-resorcinol-formaldeído (PRF) para a avaliação do processo de colagem de folhas de madeira de pinheiro bravo português. A colagem das folhas de madeira foi realizada por prensagem a quente, com controlo eletrónico de temperatura, sob 800 kPa de pressão e com uma taxa de espalhamento de cola de 350 g/m2. Foi avaliada a influência dos parâmetros de colagem (temperatura de colagem e tempo de prensagem) nas propriedades dimensionais e físicas das folhas de madeira coladas. Foi ainda realizada a determinação experimental da resistência à flexão e do módulo de elasticidade, através de ensaios de flexão (three-point bending tests). De acordo com os resultados obtidos, e apesar das incertezas que ainda subsistem, parece ser viável colar consistentemente folhas de madeira de pinho bravo português de modo a aplicá-las como revestimento em peças ou componentes, através do processo de overmolding de plásticos.