A problemática do WOOD.SHAPE4.0 surgiu da intenção de promover um produto endógeno num segmento de mercado consolidado. Assim procuraremos valorizar folhas de madeira de pinheiro-bravo (Pinus pinaster, Ait.) recorrendo à tecnologia da conformação da madeira e do overmoulding, auxiliadas de sistemas automatizados de visão computacional e integração de tags RFID, com o objetivo de produzir peças com revestimento de folha de pinho e preenchimento polimérico de elevado valor acrescentado.
As necessidades prementes no WOOD.SHAPE4.0 advêm da procura de valorizar um produto nacional, a folha de pinho, por parte da indústria florestal e da procura do sector industrial automóvel de novos produtos para segmentos de mercado mais exclusivos, valorizando o acabamento de peças interiores de automóveis e do sector de construção, procurando novos produtos, cada vez com maior consciencialização ambiental e personalização.
Neste tipo de produto pretende-se valorizar o uso da madeira pela sua baixa condutibilidade térmica e pelo apelativo aspecto visual, constituindo um produto com elevado valor comercial e impacto positivo na balança comercial. Assim, no WOOD.SHAPE4.0 pretende-se o desenvolvimento de produtos novos com elevado valor acrescentado, melhorando as características e as propriedades dos materiais e dos processos envolvidos.